27/05/2010
Cerca de 60% das pequenas e médias empresas latino-americanas que administram um site próprio se servem das possibilidades oferecidas pela internet para fazer propaganda de seu trabalho empresarial, revelou um relatório encomendado pelo Google e apresentado em Bogotá.
Das 3.600 pequenas e médias empresas de Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México que foram entrevistadas pela empresa de consultoria Pyramid Research para o Google, 86% conta com um site, o que permitiu identificar o grau de vinculação destas empresas com a internet.
As pequenas e médias empresas da região sem site, que correspondem a 14% das consultadas, confirmaram que utilizam alguma forma a publicidade on line ou que têm a intenção de fazê-lo nos próximos meses.
Entre os tipos de publicidade aos quais as pequenas e médias empresas recorrem estão os anúncios contextuais e em buscadores como Google ou AdWords; os gráficos, como banners; e multimídia.
Por outro lado, o "Estudo de tendências de uso de internet nas pequenas e médias empresas da América Latina" ressaltou que apenas 18% dos sites de pequenas e médias empresas permite atualmente as transações on line.
Os dados sobre publicidade e comércio eletrônico refletem, segundo este reporte, que aumentou o interesse das pequenas e médias empresas latino-americanas em incorporar as ferramentas de internet entre suas estratégias, mas que "muitas estão ainda começando".
"Observamos um tremendo potencial para a adoção de ferramentas on line entre as pequenas e médias empresas da região", considerou o diretor de vendas on line do Google América Latina, John Ploumitsakos, que sustentou que "cerca de 31% da população da América Latina e do Caribe utiliza internet".
Para o executivo, "o consumidor está pedindo novas funcionalidades e maiores opções no comércio eletrônico, logo os comerciantes tradicionais devem seguir a tendência traçada pelo usuário para não ficar fora do jogo".
As pequenas e médias empresas latino-americanas representam 95% do total de empresas da região e se levantaram como os motores e grandes geradores de emprego da economia regional, segundo reconheceu o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, o março passado.
O Brasil lidera com 29% a lista de países de maior adoção de comércio eletrônico em sites da internet, seguido pela Colômbia, onde 23% de pequenas e médias empresas implementaram ferramentas para desenvolver o comércio eletrônico.
Chile, México e Argentina os seguem com menores níveis de envolvimento.
O estudo da Pyramid Research mostrou que não só o nível de aproveitamento tecnológico poderia ser melhorado, mas também concluiu que "em termos gerais a sofisticação tecnológica na América Latina continua sendo baixa", campo encabeçado neste caso por Chile e Brasil.
"As pequenas e médias empresas precisam otimizar seus sites na internet, habilitar funcionalidades que permitam uma maior interatividade, assim como utilizar as diferentes ferramentas disponíveis para fazer propaganda on line", destacou Ploumitsakos.